Dinheiro está à espera dos donos
Um grande volume de dinheiro está nas contas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil à espera de seus donos. Trata-se do dinheiro referente aos pagamentos do abono salarial, benefício de um salário mínimo pago a quem trabalho no ano de 2011 com carteira registrada e recebeu até dois salários mínimos.
De acordo com o Ministério do Trabalho, são quase dois milhões de brasileiros ainda não sacaram os valores. Ao todo, 20 milhões de trabalhadores brasileiros têm direito.
Estar cadastrado no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos, ter trabalhado pelo menos trinta dias no ano anterior e recebido até, no máximo, dois salários mínimos por mês são os requisitos necessários para se ter direito ao benefício.
Os que possuem direito ao PIS são os empregados da iniciativa privada, cujos valores devem ser sacados nas agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas. Funcionários públicos sacam o montante no Banco do Brasil.
O pagamento dos valores em aberto, que se referem ao período de 2011, encerra em 28 de junho. Após essa data passam a ser quitados os referentes ao ano de 2012.